A tradição do tapete Bokhara está profundamente enraizada na história da Ásia Central, retirando o seu nome da antiga cidade da Rota da Seda, Bukhara. Embora as suas origens residam nas tradições de tecelagem tribal nómada da região, os melhores exemplos contemporâneos são hoje produzidos principalmente no Paquistão, onde os artesãos elevaram o artesanato a novos níveis de precisão técnica e consistência estética.
O termo 2ply refere-se à construção do pelo, onde dois fios de lã são torcidos juntos antes de serem atados. Esta técnica é significativa porque cria um pelo mais resiliente, lustroso e espesso do que a construção de fio simples, garantindo que o tapete se sinta substancial sob os pés e mantenha a sua aparência belamente ao longo de muitos anos de uso.
Visualmente, esta tradição é definida pelo motivo repetitivo gul, que tipicamente apresenta formas octogonais ou de pata de elefante dispostas em filas ordenadas. Este tapete em particular honra esses princípios de design clássicos enquanto utiliza um campo azul distinto que o diferencia dos exemplos mais tradicionais baseados em vermelho, oferecendo uma nova abordagem a uma linguagem visual com séculos de existência.
Possuir um tapete atado à mão desta tradição é um investimento em património cultural e habilidade humana. Estas peças são valorizadas por colecionadores não apenas pelo seu impacto decorativo, mas pela ligação que proporcionam a uma longa linhagem de artesanato, representando um nível de dedicação e arte que é cada vez mais raro no mundo moderno.